Evento reúne sociedade civil, governo e movimentos sociais para garantir representatividade rumo à 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres

Nesta sexta-feira (15), o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para População em Situação de Rua (CIAMP-Rua Nacional), vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), promove a Conferência Livre Temática “Mulheres em Situação de Rua e suas Diversidades – Mais democracia, mais igualdade, mais conquista para todas”, em Brasília (DF). A iniciativa fortalece o debate sobre o protagonismo das mulheres em situação de rua na formulação de políticas públicas.
 
O evento organizado pela Comissão Permanente Mulheres, Raça e Gênero do CIAMP-Rua Nacional reunirá representantes da sociedade civil, do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), do Ministério das Mulheres (MMulheres) e de movimentos sociais para discutir propostas e definir a representação de mulheres em situação de rua para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (CNPM), que acontece em setembro, na capital federal.
 
Para a presidente do CIAMP-Rua Nacional, Joana Darc Bazílio, “a mulher em situação de rua é ser humano forjado na resistência com habilidade de transformar o ambiente pela simplicidade.” De acordo com ela, mulheres em situação de múltiplas vulnerabilidades enfrentam diversas formas de violência, mas ainda têm pouco espaço no debate público.
 
“Muitas estão com as identidades cobertas pela invisibilização social, mas nós, as poucas ainda em processo de empoderamento e saída das ruas, estamos aqui para lutar para as que ainda estão no papelão possam viver dignamente”, concluiu.
 
Conferência Livre
A diretora de Promoção dos Direitos da População em Situação de Rua, Maria Luiza Burgareli Gama, ressaltou que a realização da conferência reafirma o compromisso do CIAMP-Rua e do MDHC com a construção de políticas públicas mais plurais, democráticas e representativas. “Não é possível pensar em igualdade de gênero sem considerar as especificidades das mulheres em situação de rua e suas diversas realidades”, destacou.
 
Maria Luiza reforçou o convite à participação na Conferência: “Nosso chamado é para que mulheres de todo o país, especialmente aquelas em situação de rua ou que atuam na defesa de seus direitos, se inscrevam e participem ativamente”, afirmou.
 
A coordenadora do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para a População em Situação de Rua do MDHC e conselheira do CNDM pelo MDHC, Lorena Moraes, também destacou a importância do evento. “A Conferência Livre é mais que um espaço de debate – é o grito coletivo das mulheres em situação de rua. O Brasil precisa olhar para essas mulheres não como estatística, mas como protagonistas de direitos e dignidade”, ressaltou.
Participe! Faça sua inscrição aqui.
O evento terá transmissão ao vivo pelo canal do MDHC no YouTube.
Serviço
Conferência Livre Temática: Mulheres em Situação de Rua e suas Diversidades
Data: 15 de agosto de 2025
Horário: 14h às 18h
Local: Sala Plenária do Edifício Multibrasil – SAUS Q. 5 Bloco A – Brasília (DF)